Entenda-o-que-é-a-auditoria-ambiental

Sustentabilidade é um conceito que se tornou amplamente difundido nas últimas décadas. As discussões em escala global durante eventos ambientais como a Eco 92 e a recente Rio + 20 colocaram em pauta a matéria do desenvolvimento sustentável, que deixou de ser um assunto abstrato para fazer parte do cotidiano das pessoas.

O mundo corporativo não escapa dessa realidade. Mais e mais empresas têm se preocupado em agregar valores, condutas e rotinas ecologicamente corretas à sua missão. E a auditoria é uma peça-chave nesse processo.

Quer conhecer um pouco mais sobre auditoria ambiental e saber como esse tipo de atividade pode trazer melhorias para as práticas organizacionais? Então continue acompanhando o nosso post de hoje:

O que é auditoria ambiental?

Auditar significa examinar sistematicamente uma determinada atividade com a intenção de verificar a adequação dos resultados em relação às metas estabelecidas, assim como avaliar a eficácia e a efetividade dos resultados alcançados. Contar com um serviço de auditoria é, portanto, indispensável em qualquer organização.

A auditoria ambiental, especificamente, destina-se a avaliar os impactos das rotinas, produtos e serviços de uma determinada instituição, de modo a garantir a responsabilidade socioambiental em todo o processo.

Para que serve esse tipo de auditoria?

Esse tipo de auditoria destina-se basicamente a avaliar se as organizações cumprem requisitos legais e possuem, dentro de sua visão, valores de responsabilidade ambiental, aplicando-os em seus processos.

Para isso, investiga-se o cumprimento de normas e parâmetros ambientais, para avaliar o comprometimento e a visão ambiental da instituição.

Quais são os tipos de auditoria ambiental?

Auditoria de Sistema de Gestão

O tipo de auditoria ambiental mais conhecido é a Auditoria de Sistema de Gestão. Nela, avalia-se a adequação do Sistema de Gestão Ambiental de uma empresa, verificando o desempenho diante das condicionantes estabelecidas na política ambiental da organização.

Auditoria de Riscos Ambientais

Na Auditoria de Riscos Ambientais, verifica-se se a instituição está controlando devidamente os riscos envolvidos em seu processo produtivo.

Auditoria de Legislação Ambiental

Já a Auditoria da Legislação Ambiental, também conhecida como Auditoria de Conformidade Legal, avalia o cumprimento aos dispositivos legais que regem o setor.

Auditoria de Avaliação de Desempenho

A Auditoria de Avaliação de Desempenho objetiva avaliar se a empresa controla indicadores ambientais, tais como o consumo racional de água, redução de energia, controle de resíduos gerados, dentre outros.

Auditoria de Impactos Ambientais

Há, ainda, a Auditoria de Impactos Ambientais, cujo objetivo é avaliar os possíveis impactos que a cadeia produtiva da instituição pode causar ao ar, água, solo e ar, e a forma como esses impactos estão sendo controlados.

Como e por que acontecem as auditorias ambientais em empresas?

O principal objetivo da realização de auditorias ambientais em empresas é garantir que a instituição adote soluções sustentáveis em seu processo, para que o seu produto seja ambientalmente correto.

Há, inclusive, selos ambientais que funcionam como uma certificação de que a empresa adota uma postura sustentável. São os chamados “selos verde”. Alguns desses selos são destinados a segmentos específicos. É o caso do selo da PROCEL, para eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos; ECOCERT para alimentos orgânicos e alguns tipos de cosméticos; FSC (Forest Stewardship Council), que certifica produtos que utilizam matéria-prima de origem florestal.

Uma das certificações mais cobiçadas é mesmo a ISO 14001. Apesar de não haver um selo específico, as empresas que têm essa certificação propagam e divulgam que sua marca a possui, pois esse é um indicativo que a empresa, além de se preocupar com os aspectos ambientais, possui atestado de que suas práticas são ecologicamente adequadas.

De modo geral, as auditorias ambientais acontecem mediante a realização das seguintes etapas: constituição da equipe de auditoria; planejamento dos trabalhos, onde são definidas as áreas que serão auditadas, pessoas envolvidas e cronograma; trabalhos de inspeção, onde são feitas as vistorias nas áreas auditadas, entrevistas e coletas de informações; e, por último, a consolidação dos trabalhos de auditoria, quando as informações são sistematizadas por meios de relatórios.

Independentemente do tipo de auditoria que estiver sendo realizado, o uso de tecnologias é praticamente indispensável. Soluções automatizadas de gestão facilitam o trabalho do auditor por meio da praticidade no armazenamento e acesso às informações.

Hoje em dia há no mercado uma série de aplicativos e outras soluções tecnológicas idealizadas para facilitar as rotinas de todo tipo de auditoria, inclusive das auditorias ambientais.

O importante mesmo é garantir que sua empresa está adotando práticas sustentáveis, o que será bom não apenas como contribuição para construção de uma cultura ambiental, mas também como diferencial para as instituições frente ao competitivo mercado de trabalho.

E sua empresa, está pronta para encarar o desafio de conquistar uma certificação ambiental? As auditorias ambientais já fazem parte de sua rotina? Deixe um comentário para contar a sua experiência!

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s