Manter uma equipe motivada não é tarefa fácil, mas é essencial para aumentar a produtividade e assegurar o sucesso dos negócios. O capital humano é um dos grandes responsáveis pelo crescimento e pela competitividade das empresas, e exatamente por isso merece especial atenção.

A adoção de práticas relativas à gestão de pessoas faz parte do planejamento estratégico e é fundamental para a construção de um ambiente saudável, com profissionais engajados e equipes de alto rendimento. Diante disso, conheça agora algumas dicas para manter a motivação de sua equipe de contabilidade:

Clima organizacional

O clima organizacional é peça-chave para a performance dos colaboradores, por isso, é importante oferecer condições para a existência de relacionamentos produtivos e confiáveis, bem como para a eliminação de conflitos, discussões inférteis, competições desleais, fofocas e boatos.

O ambiente de trabalho deve refletir padrões de conduta, integridade e ética profissionais, com justiça e imparcialidade, exatamente para reforçar a credibilidade da empresa de contabilidade. O respeito as diferenças e o senso de complementaridade, também são essenciais. Neste contexto, cabe ao gestor estimular atitudes e iniciativas que permitam a estruturação de um clima organizacional sadio e propício à participação dos colaboradores.

Treinamento e desenvolvimento

A motivação das equipes também é impactada pelas oportunidades de desenvolvimento, assim, oferecer treinamentos é crucial para a satisfação dos colaboradores e a formação de equipes capacitadas para superar novos desafios.

Vale a pena ressaltar que é preciso considerar aqui não apenas o conhecimento técnico e  as atualizações, mas também questões comportamentais relevantes para a formação de equipes de alto rendimento, como o espírito de coletividade, capacidade persuasão e negociação e inteligência emocional.

Porém, algumas áreas de atuação merecem atenção especial, pois apresentam características mais dinâmicas, sendo influenciadas por fatores externos, como regulamentações legais e políticas econômicas. A contabilidade se enquadra perfeitamente nessa condição, exigindo assim cuidados diferenciados no que diz respeito a qualificação dos profissionais.

Comunicação assertiva

Uma comunicação interna assertiva é essencial para a motivação de qualquer equipe, pois através dela devem ser difundidos os valores, a cultura e os objetivos da empresa. Dessa forma, todos os colaboradores podem compreender as decisões tomadas, bem como os desafios e dificuldades a serem enfrentados.

Para isso, é possível fazer uso de diversos canais, como reuniões com os grupos de trabalho, newsletters, e-mails e até mesmo um mural de avisos. O importante é que as informações cheguem corretamente: sem ruídos, no tempo adequado e a todos os envolvidos.

Novamente é preciso reforçar que a equipe de contabilidade precisa de uma comunicação ainda mais efetiva, já que há uma série de variáveis permeando a rotina de trabalho destes profissionais. As orientações devem fluir com a velocidade e a clareza necessárias.

Reconhecimento e valorização da equipe de contabilidade

O reconhecimento pelo esforço e dedicação das equipes, além da valorização das competências individuais, são práticas básicas a uma gestão de pessoas efetiva. Novamente, cabe ao gestor a atuação direta nesses processos, com igualdade e isenção e visando sempre a motivação e o engajamento.

Autonomia e responsabilidade

A delegação de autonomia e de responsabilidades também é uma medida de grande impacto, pois está relacionada à confiança, ao desempenho e ao desenvolvimento dos profissionais. Equipes com maior autonomia costumam ser mais ágeis, menos burocráticas e, assim, capazes de atender às demandas com maior velocidade e competência, fatores que influenciam diretamente o índice de satisfação do cliente, em especial, os clientes de serviços contábeis, que buscam sempre o cumprimento de suas obrigações, de forma rápida e segura.

Oportunidades de carreira na contabilidade

Oportunidades de carreira também são necessárias para a manutenção da motivação das equipes, afinal, a maioria dos colaboradores busca ascensão profissional através de promoções ou novas funções.

Desse modo, é preciso adotar um Plano de Carreira para os profissionais de contabilidade, juntamente com políticas de cargos e salários para que os colaboradores possam enxergar quais são as responsabilidades e exigências relativas cada cargo. Também é fundamental avaliar os talentos internos, o potencial de crescimento e, ainda, elaborar o plano de sucessão da empresa.

Liderança pelo exemplo

Um verdadeiro líder é sempre capaz de motivar muito seus liderados, por isso, é essencial investir na identificação e formação desses profissionais diferenciados. Líderes dão o exemplo, adotam uma atitude positiva, são entusiastas, otimistas, equilibrados, respeitados e admirados. Essa figura pode causar efeitos extremamente positivos nos resultados da equipe, portanto, não deixe de investir nela.

um comentário

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s