É fácil perceber que, diante de um mundo cada vez mais dinâmico, todos os processos corporativos precisam ganhar agilidade, a fim de assegurar a própria competitividade e o sucesso das empresas. Neste contexto, a atualização dos profissionais passou a ser uma necessidade básica, de modo a permitir que os colaboradores atuem de forma ativa e segura, sem falhas. Algumas áreas de atuação, como a contábil, precisam de ainda mais atenção, pois são fortemente influenciadas por aspectos políticos e econômicos, além de mudanças nas legislações.

Assim sendo, é essencial investir em atualização e capacitação, para garantir a formação de equipes de alto rendimento, motivadas e capazes de superar novos desafios, além de assegurar a construção da imagem e da reputação da empresa. Conheça algumas alternativas para incentivar o desenvolvimento profissional e a qualificação dos grupos de trabalho.

Assessoria de empresas especializadas

Muitas vezes é interessante contar com a assessoria de empresas especializadas. Desta forma, é possível ampliar o conhecimento dos colaboradores, por meio do aprendizado de novos métodos e tecnologias, bem como pelo estudo de casos reais e esclarecimentos sobre o correto entendimento e adequação às novas regulamentações. A assessoria costuma propiciar uma maior flexibilidade em relação ao conteúdo a ser aplicado aos profissionais, personalizando o treinamento, de acordo com as necessidades e prioridades da empresa.

Treinamentos tradicionais

Existe também uma série de treinamentos tradicionais, disponíveis no mercado. Com conteúdos padronizados, podem ser ministrados através do modelo in company, ou na própria consultoria. É importante avaliar a qualidade dos cursos, além da experiência dos instrutores. Seguindo esse mesmo conceito, também já é possível encontrar treinamentos online, que podem ser adotados como uma ferramenta importante para a atualização das equipes. Esse tipo de curso apresenta algumas vantagens, como um custo mais baixo, facilidade de acesso e horários diversos. Há ainda a alternativa de organizar treinamentos internos, desenvolvidos pelos próprios colaboradores, que possuem domínio sobre um determinado tema. Desta forma, a multiplicação do conhecimento acontece de maneira prática e nivela o know-how da equipe. É importante ressaltar que a finalidade dos treinamentos deve ser a eliminação todas as potenciais fraquezas da empresa, assim, o planejamento precisa ser estratégico, com foco em legislação,práticas contábeis, fiscais e tributárias, atualidades e, também, competências comportamentais.

Uso de canais de comunicação interna

Outra medida interessante é utilizar os canais de comunicação interna da empresa, para manter os colaboradores atualizados. Distribuir matérias, artigos, notícias relevantes, é uma iniciativa bastante efetiva. Para isso, newsletters, e-mails ou até mesmo os murais de aviso, podem ser úteis. Disponibilizar apostilas ou e-books especializados também favorece a criação de uma cultura voltada ao desenvolvimento profissional.

Experiências práticas

Para assegurar que toda a carga teórica tenha sido absorvida, é necessário que o profissional coloque em prática o conteúdo aprendido. Assim, é fundamental que haja condições para aplicar os métodos e recursos no dia a dia. Neste processo, o espírito de equipe ganha ainda mais importância, já que o profissional também exercita outras competências essenciais, como o senso de coletividade, o poder de persuasão e a capacidade de construir relacionamentos produtivos.

Em linhas gerais, cabe à empresa promover condições que incentivem os colaboradores a manter um processo contínuo de aprendizado, que vai além dos treinamentos, e está baseado em iniciativas relacionadas à leitura, à pesquisa e ao interesse por aspectos que norteiam as atividades contábeis, para que se tornem capazes de colaborar efetivamente para o sucesso dos negócios.

Vale lembrar também, a importância do uso de soluções tecnológicas automatizadas para otimizar todos os processos que envolvem a equipe de contabilidade, considerando a imensa quantidade de informações e dados, bem como a responsabilidade por cálculos e análises. Equipes capacitadas produzem melhor e são aptas a atender todas as expectativas dos clientes, como por exemplo nas questões relacionadas a implantação da ECF – Escrituração Contábil Fiscal, obrigatória para as pessoas jurídicas sujeitas à tributação sobre o lucro real, presumido ou arbitrado.

E então, você já utiliza alguma dessas estratégias para manter sua equipe atualizada? Deixe um comentário!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s