Auditoria interna é uma avaliação da adequabilidade dos processos internos da companhia às regulamentações previamente definidas. Além disso, a auditoria também resulta em recomendações de melhores práticas organizacionais.

A auditoria tem destacada utilidade porque, com o crescimento de uma empresa, torna-se cada vez mais complexa a supervisão integral de todas as tarefas — impacto que é reduzido pela adoção de soluções automatizadas de gestão.

O amplo espectro da auditoria interna

Esclarecidos os conceitos iniciais, é importante entender quais os ramos que compõem uma auditoria interna completa.

Auditoria contábil

A auditoria contábil é realizada com o intuito de verificar os registros e procedimentos relativos ao patrimônio da companhia. Essa análise se baseia nos regulamentos empresariais e também nos princípios contábeis.

Esse ramo da auditoria tem a funções de combater fraudes e demais irregularidades financeiras ou fiscais.

Assim, a auditoria contábil contribui para a melhora dos níveis de eficiência, reduzindo a negligência e a improbidade no meio corporativo.

Auditoria operacional

O principal propósito da auditoria operacional é avaliar a organização e fornecer um diagnóstico de sua situação.

O relatório final dessa auditoria deve ser elaborado com base no funcionamento dos processos e na utilização dos recursos, identificando problemas e orientando soluções para a busca de maior eficiência, economicidade e eficácia.

Auditoria de sistemas

A auditoria de sistemas envolve os procedimentos informáticos da empresa. Dessa forma, o auditor procede à avaliação da adequação, da eficiência e do desempenho dos sistemas e dos respectivos meios de garantir a segurança dos dados.

Diante desse cenário, o emprego de soluções de ECF (Escrituração Contábil Fiscal) é importante no meio organizacional por proporcionar menores riscos de inconsistências nos dados e, consequentemente, menores custos e ocorrências de retrabalho.

Veja também algumas dicas para ter sucesso ao implantar sistemas em nuvem.

Auditoria de qualidade

A auditoria de qualidade é utilizada para verificar se os procedimentos organizacionais estão de acordo com as normas de qualidade estabelecidas.

Os auditores podem adotar tópicos de normas externas como base para a avaliação de da qualidade, como é o caso da ISO 9000, por exemplo.

A auditoria da qualidade pode ser analisada sob dois diferentes prismas: o interno, que avalia processos, produtos e atendimento, dentre outros aspectos; e o externo, que abrange fornecedores, matérias-primas e demais aspectos nesse sentido.

Auditoria ambiental

A auditoria ambiental se concentra na análise dos impactos que as empresas causam no meio ambiente em que estão inseridas. Essa preocupação advém da crescente demanda do mercado por organizações mais preocupadas com a responsabilidade socioambiental.

Nesse sentido, a auditoria ambiental visa dissociar as organizações que realmente adotam medidas sustentáveis daquelas que apenas promovem o “marketing verde”.

Auditoria de gestão

A auditoria de gestão volta-se, precipuamente, aos gestores da organização. O grande objetivo é identificar se os administradores utilizaram os recursos da organização com a maior eficiência, economicidade e eficácia possíveis.

Em outras palavras, a auditoria de gestão pretende aferir o desempenho dos gestores e do empreendimento, com o intuito de indicar a adequabilidade da performance alcançada.

Em conclusão, após a apresentação dos diversos tipos de auditoria interna, fica destacada a importância de cada ramo de auditagem na busca pelo alto desempenho organizacional, que vem atrelado a práticas administrativas de excelência.

Nesse sentido, a maior provedora de soluções fiscais do Brasil, a Synchro, dispõe de uma ampla gama de serviços para as organizações que buscam se diferenciar da concorrência em um ambiente econômico cada vez mais competitivo. Conheça os serviços!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s