7-motivos-para-investir-em-treinamento-e-capacitação-contábil

Em um mercado cada vez mais competitivo e exigente, influenciado pela agilidade dos processos, medidas políticas e econômicas, padronização de rotinas e constantes revisões e alterações nas legislações, a contabilidade ganhou destaque e passou a fazer parte do planejamento estratégico das empresas, deixando de lado o aspecto meramente operacional, para se tornar fundamental no processo de tomada de várias decisões corporativas.

A internacionalização das normas contábeis, a introdução de ferramentas e soluções tecnológicas e as exigências legais por parte do fisco federal, estadual e municipal, fazem com que a constante atualização, capacitação e treinamento dos profissionais da área, sejam obrigatórios, a fim de assegurar o atendimento as demandas atuais do mercado de trabalho.

Hoje, todas as empresas e organizações, do setor público ou privado, necessitam de profissionais contábeis com uma visão analítica de negócios, capazes de garantir a adequação de todos os processos internos, às leis e regulamentações.

Novo perfil do profissional contábil

Considerando todas essas exigências, o profissional contábil precisa desenvolver um novo perfil, repleto de competências, como uma comunicação assertiva, análise crítica, habilidade para trabalhar em equipe e, principalmente, estar disposto a aprender, pesquisar, estudar e agregar novos conhecimentos, para ser capaz de colaborar para a gestão da empresa, de forma eficiente, pautado em fatos e dados.

O treinamento e a capacitação contábil

Estabeleça um diferencial

Identificar, atrair, reter e desenvolver talentos, são iniciativas que costumam estabelecer um forte diferencial competitivo. Por isso, vale a pena analisar o perfil dos profissionais e investir em algumas especializações que garantam destaque perante os concorrentes. Isso só é possível, através de planejamento, treinamento e capacitação.

Seja referência

Práticas de gestão de pessoas favorecem a construção de um ambiente de trabalho produtivo, com equipes de alta performance, capazes de lidar com os mais diversos desafios. Assim, proporcionar treinamentos comportamentais também favorece o desenvolvimento da equipe, com o aprimoramento de habilidades como assertividade, resiliência, liderança, persuasão, negociação, escuta ativa e principalmente, a capacidade de construir relações de confiança.

Invista em treinamento in company

Os treinamentos in company, além de garantirem a atualização dos profissionais, também favorecem o nivelamento do conhecimento da equipe, sobre o tema tratado, facilitando o entendimento comum e a adoção de padrões de trabalho. Neste cenário, estão os treinamentos direcionados ao uso de soluções tecnológicas que visam dar maior agilidade e segurança aos processos internos.

Aproveite as vantagens dos treinamentos online

Já os treinamentos online se destacam pela flexibilidade e custos inferiores. São uma ótima ferramenta para capacitação dos colaboradores, pois garantem mais agilidade no processo de treinamento, atuando de forma pontual, para sanar algum desvio ou dúvida específicos. Há uma série de temas disponíveis no mercado, sendo que alguns são gratuitos.

Incentive os conteúdos complementares

É importante incentivar a leitura, pesquisa e acompanhamento de revistas, jornais, sites e blogs especializados em assuntos contábeis, tributários e fiscais. Esses recursos colaboram muito para a atualização imediata dos profissionais. A internet possibilita o acesso rápido a informações consistentes, necessárias a boa produtividade da empresa.

Atendimento avançado e pró-ativo

Profissionais atualizados são sempre capazes de enxergar as necessidades dos clientes, para adequações as mudanças que estão por vir. Assim, é possível oferecer um atendimento avançado e pró ativo, a fim de minimizar impactos e riscos, além de garantir a aderências aos novos processos obrigatórios. Um bom exemplo, é a introdução da entrega da Escrituração Contábil Fiscal (ECF) para boa parte das empresas, que necessitam de preparação prévia para atender as novas regras, de forma correta.

Faça do treinamento um hábito

Iniciativas isoladas não surtem efeito e não alteram o comportamento dos colaboradores, por isso, o treinamento deve ser um hábito, uma constante, além de fazer parte da cultura da empresa. É essencial avaliar o perfil de cada colaborador e elaborar um plano de desenvolvimento individual, sempre com foco nas competências mais exigidas na realização das atividades do dia-a-dia. Essa valorização das diferenças e dos potenciais, também causa um impacto bastante positivo na motivação e no engajamento dos colaboradores. Vale ressaltar que uma equipe atualizada e devidamente capacitada, garante a credibilidade da empresa, perante seus clientes.

E então, ainda tem alguma dúvida sobre a importância de se investir em treinamento e capacitação contábil? Deixe um comentário: participe!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s