Os-impactos-das-questões-fiscais-e-tributárias-na-tomada-de-decisões

O propósito das questões tributárias é aumentar o capital da empresa, o dos sócios ou proprietários, as fontes de produção de riqueza e direcionar os investimentos futuros.

Para isso, os empresários projetam estratégias para garantir a sustentabilidade de seus negócios: a empresa não pode se omitir da responsabilidade de pagar os impostos de acordo com as leis, e isso requer uma avaliação constante de procedimentos que lhes permitam um melhor direcionamento dos seus recursos econômicos.

Importância do planejamento fiscal e tributário

A otimização do planejamento fiscal e tributário adquire significativa importância como ferramenta de gestão capaz de produzir benefícios e sustentabilidade econômica. Esse planejamento diz respeito basicamente a reduzir ou adiar a carga tributária de qualquer operação, sempre aderindo às leis e com a documentação comprovando a legalidade desses atos.

Note-se que, por vezes, as opções ou alternativas podem ser expressamente previstas em lei, mas em alguns casos os benefícios estão implícitos e devem ser obtidos pelo estudo assíduo e interpretação harmoniosa de diversas leis e impostos.

Portanto, as questões fiscais e tributárias são apenas uma consequência do sucesso comercial, da geração de riqueza e de boas práticas de negócios e que afetam diretamente na tomada de decisões.

O que é o planejamento fiscal e tributário?

Como em qualquer área administrativa, na disciplina fiscal é necessário prevenir ao invés de corrigir, antecipar em vez de reagir, dar uma direção, um destino para a empresa, e tentar manter sua trajetória em um ambiente incerto.

Podemos dizer que o planejamento fiscal e tributário é um conjunto de estratégias que utilizam a interpretação correta das leis e permite a otimização dos lucros da empresa através de determinação real dos elementos de qualquer contribuição fiscal, para proceder ao pagamento justo e equitativo e aumentar a sua rentabilidade.

O planejamento fiscal e tributário visa essencialmente que o empregador legalmente retenha recursos para reinvestir em seu negócio.

O planejamento fiscal e tributário é a atividade que tem como objetivo determinar os efeitos fiscais e tributários produzidos em tais operações, para escolher as situações jurídicas que permitam legitimamente minimizar o custo fiscal. Isso significa que se deve planejar o efeito fiscal nas operações normais de negócios e maximizar os benefícios concedidos pela legislação tributária.

Saiba como escolher o melhor regime tributário para sua empresa 

Áreas de impacto das obrigações fiscais e tributárias

Para fazer um planejamento fiscal e tributário é preciso conhecer o negócio, que é essencial para em vários aspetos, como os seguintes:

  • Localizar a empresa em uma área onde um tratamento fiscal seja mais favorável. Recomenda-se consultar sobre o estímulo, programas de apoio federal e os diferentes estados que são incorporadas a este sistema.
  • Acelerar ou adiar a receita ou despesa, considerando as estimativas de custos futuros com base nas necessidades da empresa.
  • Direcionar os investimentos ociosos para aqueles itens que têm tratamentos fiscais preferenciais.
  • Escolher a depreciação mais favorável de ativos fixos e métodos de avaliação de estoques.
  • Conhecer os requisitos fiscais para as deduções máximas.
  • Conhecer os sistemas fiscais para as isenções, subsídios ou adiamentos.

Sustentabilidade do negócio

A abordagem fiscal e financeira a fim de definir o foco principal da operação deve manter o negócio sustentável, ou seja, a margem de lucro da empresa deve ser mais elevada que os gastos e deve haver uma diminuição de custos operação.

Esse planejamento também deve ter os elementos que sustentam o seu procedimento, de modo a apoiar e verificar a legitimidade das operações, facilitando a tomada de decisões. O uso a solução ECF daSynchro contribui muito para manter os relatórios fiscais sempre atualizados e facilita, assim, um planejamento fiscal adequado da empresa.

Planejamento do negócio

O planejamento fiscal e tributário é apenas uma consequência do sucesso do negócio. Representa uma atividade que cada empresa deve fazer para começar um novo negócio ou se expandir para novos mercados.

O planejamento fiscal e tributário implica um trabalho cuidadoso, traduzido em tempo e dinheiro, pois no desenvolvimento do mesmo deve ser visto tanto quanto possível, a situação particular dos clientes, o que, sem dúvida, compreende o estudo constante das várias opções e implicações fiscais.

E então? Alguma dúvida sobre as questões fiscais e tributárias? Comente aqui e não deixe de entrar em contato conosco!

 

1 comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s