Não é mais nenhum segredo corporativo que o principal ativo de uma empresa são as pessoas competentes e talentosas que fazem parte do quadro de colaboradores. De fato, devem ser colaboradores, no melhor sentido da palavra. Ou seja, profissionais verdadeiramente engajados, dispostos a produzir e gerar resultados positivos para a empresa. Por isso, é cada vez mais importante ter funcionários motivados e interessados no negócio.

A influência do ambiente de trabalho

Quando falamos em ambiente de trabalho, estamos reunindo uma série de fatores que podem favorecer a produtividade da equipe. Além do relacionamento interpessoal, o conhecimento e os recursos disponíveis influenciam diretamente nos resultados.

Colaboradores e empresa precisam estar em constante evolução. Em um mundo conectado, não há espaço para mentalidades e processos ultrapassados. A competitividade depende da capacidade de mudar. E a velocidade das mudanças indica quão robustos e eficientes são os processos.

Os fatores externos e a contabilidade

Atualmente, as grandes empresas tratam a contabilidade junto à diretoria financeira, já que as informações financeiras e contábeis oferecidas pelo setor têm grande impacto na tomada de decisões. E, paralelamente, os contadores ainda assumem um papel operacional predominante na execução de pagamento de tributos.

As tendências e fatores externos também fazem parte deste contexto. E todos os segmentos de mercado precisam garantir a adequação às novas realidades, para continuarem competitivos.

Um dos setores a sentir forte impacto externo é o contábil. No atual cenário de retração econômica no país, as políticas de ajuste fiscal já anunciadas prometem nos levar a um recorde histórico na carga tributária nacional, ainda em 2015.

Assim, é importante que os profissionais da área estejam atualizados em relação a um mercado tão dinâmico e que possuam recursos que otimizem seu trabalho.

Há uma grande variedade de cursos e treinamentos nos modelos presencial ou EAD, além de e-books e grupos de discussão. Vale a pena investir seu tempo para não se tornar obsoleto.

As vantagens da tecnologia

Várias soluções tecnológicas estão disponíveis atualmente para tornar a gestão tributária e fiscal mais ágil e segura. Esses recursos são importantes aquisições, pois garantem a integração dos dados necessários a tomada de decisões e execução correta de processos internos.

As empresas já se renderam a essa praticidade. Softwares e plataformas para auxiliar no atendimento das obrigações fiscais e tributárias, na redução do esforço para apurar tributos, minimizando erros e inconsistências na apuração, assegurando a adaptação às novas exigências fiscais.

Pronto para adotar um software de qualidade? Acesse agora mesmo o nosso site e conheça as nossas soluções fiscais e tributárias para você!

Uma das competências mais desejadas um profissional é a capacidade de antecipar os fatos, as tendências. Ao invés de aprender duras lições com os próprios erros, depois de lançamento de um projeto, usar essa capacidade para identificar potenciais problemas, antes da implantação. Buscar as soluções, providenciar as correções, evitar perda de tempo, de dinheiro e até mesmo riscos à imagem da empresa: isso não é um exercício de adivinhação, é uma mescla de conhecimento, experiência, informação e análise crítica. Pratique!

E na sua emprega, quais são as ações de engajamento para a contabilidade? Deixe um comentário e participe da conversa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s