A equipe fiscal e tributária de uma empresa deve ser vista como um departamento estratégico dentro da empresa. Essa equipe não se limita exclusivamente à manutenção da contabilidade dos negócios e posterior submissão aos formulários de impostos, mas tem como objetivo uma interpretação correta do mesmo, proporcionando a empresa, através de relatórios periódicos, as informações necessárias que lhe permita tomar decisões melhores e aperfeiçoar seu desempenho empresarial.

Consciente de que as constantes mudanças que ocorrem no domínio fiscal, financeira e contábil, causam um caos legislativo cujo entendimento implica um grande esforço para as empresas, o principal foco de uma equipe fiscal e tributária é fornecer uma correta interpretação dessas informações.

O que faz uma equipe fiscal tributária dentro de uma grande empresa?

A equipe fiscal e tributária de uma empresa é a responsável por refletir fielmente a situação da empresa em face de órgãos públicos em conformidade com a legislação tributária vigente. Isso permite saber o progresso da empresa em todos os momentos, servindo como suporte para a tomada de decisão adequada.

A equipe fiscal e tributária de uma empresa deve garantir o cumprimento de todas as obrigações fiscais principais e acessórias da empresa. A partir da análise de dados fiscais e tributários essa equipe deve estar apta para alcançar os benefícios fiscais máximos permitidos pela legislação.

Esse departamento é  responsável por fazer um estudo sob medida para a empresa e, assim, aconselhar com um planejamento adequado que atenda a legislação fiscal, e efetuar os pagamentos de impostos que sejam os mais favoráveis e mais adequados às suas necessidades.

As funções de uma equipe fiscal e tributária visam a preparação e apresentação no prazo legal, dos impostos corporativos, como ICMS, ISS, COFINS. Essa equipe também valida as NF-e é responsável por manter a escrituração fiscal em dia, assim como outras contas e obrigações legais da empresa.

O departamento fiscal também deve manter as obrigações fiscais da empresa em dia, e em caso de inspeção fornecer as informações necessárias a sua correta realização.

Procedimentos para manter um bom controle interno:

  • Seleção de funcionários qualificados e capazes.
  • Controle de contas.
  • Fluxo de documentos adequado
  • Implementação de um sistema contábil informatizado.
  • Identificação do melhor regime tributário a ser adotado pela empresa.
  • Controle contábil
  • Registros adequados de todas as informações contábeis da empresa.

Há muitos mais e variados procedimentos de controle interno que serão aplicadas à empresa, porque cada setor empresarial deve se ater a uma legislação específica que melhor se adapte a atividade desenvolvida e que irá proporcionar um maior benefício fiscal.

Assim, uma equipe fiscal e tributária após a implementação da análise de sistema de controle interno com feedback contínuo para diminuir possíveis falhas e possibilitar um maior controle das atividades da empresa é o departamento da empresa responsável por avaliar a situação financeira referente a tributos da empresa e serve de guia constante de tomada de decisões.

E então? Alguma dúvida sobre as funções de uma equipe fiscal e tributária em uma empresa? Deixe aqui o seu comentário e não deixe de entrar em contato com a Synchro!

2 comentários

  1. Ótima matéria, tudo que foi dito é de suma importância e concordo plenamente, porém, ainda acho que a maior parte das empresas não tem essa visão, muitos resultados alcançados pela equipe fiscal dentro de grandes empresas não são divulgados e mostrado como resultados benefícios as empresas, muitas empresas ainda tem a visão do departamento fiscal como uma repartição do governo que trabalha para o governo infelizmente.

    Curtir

  2. As alterações na legislação tributário são constantes e exige da equipe um empenho e desempenho para um alinhamento elevado mantendo um resultado satisfatório para a empresa e seus gestores.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s