As recentes mudanças no ordenamento fiscal brasileiro (cujas bases buscam integrar os recursos tecnológicos no combate à sonegação) impõem a gestores e analistas contábeis não somente a necessidade imediata de conhecerem profundamente as novas regras e sistemas — muito além disso, faz-se imprescindível aprender a controlar minuciosamente todos os lançamentos e registros contábeis da companhia com o auxílio de soluções fiscais eletrônicas. O objetivo é não deixar a empresa legalmente vulnerável e sujeita a multas e demais restrições governamentais. Assim como essa, este artigo lhe dará 5 dicas essenciais para reduzir erros na manipulação dos dados fiscais de sua empresa e tornar mais eficiente o manuseio de ferramentas eletrônicas como ECF, e-Lalur e SPED Contábil!

O que fazer para não deixar sua empresa vulnerável ao Leão!

1. Realize auditorias internas que simulem o que a Receita Federal irá cobrar no cruzamento dos dados apresentados

Só a Escrituração Contábil Fiscal – ECF possui 14 blocos, cada um deles com dezenas de campos de preenchimento. Essa infinidade de registros cobrados pela fiscalização tributária facilita os erros de lançamento — e basta um deles para sua empresa ser alvo de multas e outras penalidades fiscais. Isso aumenta a necessidade de criar o hábito de consolidar um sistema de controle interno dentro da organização! Leia mais sobre a importância da auditoria nas empresas e evite surpresas amargas!

2. Não deixe toda a responsabilidade pela organização dos dados sobre os ombros dos analistas contábeis da organização

A responsabilidade pela manipulação diária dos registros efetuados é também dos gestores. Levantamento de notas fiscais, contratos, recibos, documentos diversos  e organização dos comprovantes de pagamento de tributos, todas as tarefas ligadas á prestação de contas futura podem ser facilitadas com um trabalho sistêmico de planejamento em todos os âmbitos da empresa, especialmente, em seu Núcleo Estratégico.

3. Faça os lançamentos de forma imediata à ocorrência do fato gerador

Deixar acumular informações fiscais relevantes para lançar no final de um mês pode custar caro. Para reduzir erros e minimizar a chance de extravio de dados, o ideal é que, possa ser feito diariamente e com uma ferramenta eficaz para compor o Livro Diário, peça importante na questão societária e também na fiscal, como por exemplo as obrigações acessórias para o Sped na forma da Escrituração Contábil Digital – ECD e Escrituração Contábil Fiscal – ECF.

4. Aprenda a investir em ferramentas de TI para controlar os lançamentos dos registros contábeis da empresa

A quantidade de dados a serem lançados é incomensurável; a carga tributária a ser imposta às empresas é desumana; os sistemas através dos quais todas as obrigações fiscais devem ser apresentadas são diversos (e, muitas vezes, contraditórios): diante de todas essas dificuldades, é essencial ter ao seu lado boas ferramentas digitais para controlar no dia a dia o histórico fiscal de sua organização, bem como os fatos geradores e respectivos pagamentos de tributos.

Nesse quesito, o Synchro emerge como a solução sob medida para empresas de todos os portes e segmentos. Contando com dezenas de plataformas eletrônicas voltadas para soluções fiscais de alta performance, a empresa possui, por exemplo, um moderno software específico para ECF, com integração com os principais ERPs e apuração a partir do SPED Contábil.!

5. Aprenda a mapear os dados relevantes para entrega da ECF

Parametrizar o Plano de Contas como o Referencial da Receita Federal  é só um primeiro passo na seleção dos dados mais relevantes a serem cobrados pelo Leão. Posteriormente, é importante levantar todas as receitas e despesas por meio de uma equipe dupla (uma para a checagem e outra para conferência dos dados mapeados), visando desnudar tanto na parte contábil como no ajuste fiscal, todas as contas que se ligam, de algum modo ao cálculo do IRPJ e da CSLL. Todo o esmero é válido para maximizar a conformidade dos dados apresentados à Receita.

E então, ainda tem dúvidas? Deixe um comentário!

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