Diante da ampliação da complexidade tributária a ser desenhada pela Escrituração Contábil Fiscal – ECF, torna-se ainda mais essencial buscar uma solução automatizada para ECF, usando, especialmente, ferramentas eletrônicas que poupem tempo, dinheiro e recursos humanos, que poderiam ser direcionados para concentrar esforços no aumento da produtividade da empresa e no seu planejamento de redução da carga tributária. Vamos, a propósito, apresentar alguns critérios que devem ser considerados na escolha de sua ferramenta eletrônica para ECF. Uma eficiente solução automatizada para ECF deve conter, necessariamente:

1 – Integração com os principais ERPs (Enterprise Resource Planning ou, em português, sistemas de gestão empresarial)

A diversidade de informações entregues à RFB faz com que qualquer erro ou divergência fiscal possa custar caro à organização. Dessa forma, utilizar uma estratégia que interligue os dados de todos os sistemas da empresa pode ser a chave para evitar problemas com a Receita.

2 – Possibilidade de simulação de cenários, com o intuito de facilitar a tomada de decisões

Um produto automatizado de governança fiscal pode oferecer ao empreendedor, bem como aos profissionais de seu Departamento de Contabilidade, valiosos recursos estatísticos de simulação de cenários fiscais, apresentando os melhores enquadramentos tributários de acordo com as peculiaridades da companhia, indicadores de negócio em tempo real, tendências para desenvolvimento das estratégias financeiras da organização, entre outras possibilidades!

3 – Facilidade de exportação de arquivos diretamente para a plataforma ECF

A imensa gama de informações a serem coletadas exige praticidade e facilidade de conversão a outras plataformas, especialmente ao próprio programa da RFB. Essa comodidade significa economia de tempo na gravação e direcionamento de arquivos, além de facilidade na busca das informações desejadas.

4 – Possibilidade de realizar sua própria auditoria digital

Que tal se você pudesse cruzar de forma eletrônica todos os dados lançados e obter um diagnóstico sobre possíveis inconsistências, reduzindo as chances de ser retido pelo Fisco? Posteriormente, seria possível rever os dados, corrigi-los e enviá-los novamente, por meio da sincronização do sistema como o Sped – Sistema Público de Escrituração Digital. Essa é mais uma vantagem de adotar uma solução automatizada!

5 – Excelência em segurança da informação

O controle das informações contábeis exige extremo preciosismo na gravação de planilhas, realização de backups e implantação de rígidos controles de acesso, a fim de evitar alterações indesejadas; tudo para posterior lançamento e apresentação ao Fisco de todas as informações organizadas ao longo de meses. Mesmo assim, basta um simples clique indevido e muitos dos seus dados podem ser perdidos. Uma boa solução automatizada deve eliminar essa cansativa etapa do processo de prestação de contas, à medida que todos os lançamentos são direcionados a servidores virtualizados, protegidos pelo o que há demais moderno em tecnologias voltadas à segurança da informação. Criptografia, acesso controlado, realização automática de backups, este são apenas alguns exemplos de cuidados que estes sistemas devem oferecer aos seus clientes.

A complexidade do sistema fiscal brasileiro impõe a necessidade irrefutável do auxílio da tecnologia da informação na consolidação dos registros contábeis, elaboração de balanços patrimoniais e efetivação de demonstrativos de resultados de empresas de todos os portes e setores. Com o fim da DIPJ e a implementação da Escrituração Contábil Fiscal – ECF, o uso de softwares de gestão de dados fiscais passou a ser ainda mais imprescindível aos departamentos de controle tributário. Dê uma olhada no nosso blog e descubra outros caminhos de cumprir suas obrigações com o Fisco sem que isso imponha perda de produtividade em sua empresa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s