Para o bom andamento das empresas é preciso estar em dia com as questões tributárias. A nota fiscal eletrônica veio para minimizar os erros das antigas notas de papel, otimizar os processos e facilitar a organização do departamento fiscal da sua empresa, além de potencializar os mecanismos de fiscalização. Apesar desta modalidade estar no mercado há algum tempo, muitas dúvidas surgem na hora de emissão das notas eletrônicas. Acompanhe agora o nosso post e veja quais são as dúvidas mais frequentes quando o assunto é emissão de nota fiscal eletrônica. Confira!

O que minha empresa precisa para realizar a emissão de nota fiscal eletrônica?

O processo para que a empresa possa emitir Nota Fiscal Eletrônica é muito simples. Basta adquirir um certificado digital, solicitar a autorização da Secretária da Fazenda e do Estado, e realizar o cadastro no sistema de nota fiscal eletrônica (NF-e).

Dica: o certificado digital é comprado nas empresas certificadoras. Escolha uma empresa com expertise no ramo dentre as que atendem sua cidade.

Minha empresa possui filiais em diversos Estados, é necessário fazer a solicitação da liberação em todos eles?

Sim.  A solicitação deve ser realizada individualmente em cada Estado em que a empresa possui atividades.

Existe uma norma nacional para o regimento da nota fiscal?

Apesar de existirem normas federais que disciplinam a NFe, cada Estado possui normas com aplicação específica por território, e para evitar a ocorrência de erros é preciso atentar-se as normas especificas de cada local.

É realmente necessários adquirir um certificado Digital?

Para garantir a validade jurídica é preciso ter a validação através da assinatura digital. Essa assinatura só é possível através do uso do certificado.

Para notas enviadas em lote, se uma nota fiscal for rejeitada, todas as outras do mesmo lote de envio também o serão?

Geralmente para facilitar o trabalho as notas são enviadas através de um mesmo lote, no entanto, se uma nota estiver com erro e for rejeitada, não se preocupe. Afinal, o processo de validação é realizado individualmente, ou seja, nota por nota.

Posso reutilizar os números das notas canceladas?

Não. Cada nota emitida e cancelada não poderá ter seu número reaproveitado ou inutilizado, ou seja, depois da emissão da NF-e, independentemente do status, seja ele autorizado, cancelado ou denegado, o número da NF é único, e não poderá ser mais utilizado.

Quantos itens posso colocar em uma mesma nota?

Muitas pessoas têm uma lista imensa de itens que devem ser digitados na nota. A nota fiscal eletrônica suporta até 990 itens de produtos. No entanto, é preciso ficar atento ao limite especifico do arquivo que será transmitido.

Dica: arquivos em XML não podem exceder 500 Kbytes.

Emitir nota fiscal eletrônica é processo obrigatório para muitos tipos de empreendimentos. No entanto, muitos empresários ainda reclamam da falta de informação em relação ao processo.  Para facilitar sua rotina e minimizar essas dúvidas, uma solução adotada por empreendedores é o investimento em um software de gestão. Se essa for sua escolha, prefira os softwares com interface clara, boa navegabilidade e que ofereça suporte ao usuário.

E você, ainda tem dúvidas sobre nota fiscal etetrônica? Para obter mais informações acompanhe o nosso blog ou deixe sua pergunta nos comentários!

Se você precisa de uma solução em nota fiscal, conheça a Solução Synchro de Nota Fiscal Eletrônica!

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