O-que-é-o-eSocial_1

Não há como escapar dele! O eSocial é a nova etapa da implantação do projeto SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) e a considerada a mais complexa delas. Em um futuro próximo, o eSocial será uma obrigação para 100% das empresas do Brasil, e, por ser uma adequação complexa, é recomendável começá-la com antecedência.

Em uma pesquisa feita pela consultoria PwC, 45% das empresas concordaram que a adoção do eSocial irá transformar o que o setor de RH das empresas. Também segundo a consultoria de RH Hay Group, a adequação ao novo sistema está entre as prioridades para esse setor em 2015. Quer saber o que é o projeto eSocial e quais os seus impactos e benefícios para sua companhia? Então confira nosso artigo e domine o assunto:

O que é o eSocial?

O eSocial (ou folha de pagamento digital) é parte do projeto SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), o novo sistema de prestação de contas ao Governo Federal. O objetivo do eSocial é integrar, unificar e padronizar o envio de dados pelas empresas em relação aos empregados e obrigações trabalhistas.

Também conhecido como Sped Folha ou EFD-Social, esse sistema, quando for implantado, irá centralizar o envio dos dados das obrigações trabalhistas e exigirá que todas as empresas prestem informações ao Fisco de forma integrada e ágil. Em um futuro próximo, o eSocial será obrigatório para desde os empregados domésticos até as grandes empresas.

Quais serão os impactos do projeto eSocial na minha empresa?

O projeto eSocial irá mudar a maneira de todas as empresas do Brasil lidarem com obrigações fiscais, previdenciárias, tributárias e trabalhistas. Confira a seguir quais serão os impactos nas empresas:

Informatização dos dados e automatização das penalidades

O eSocial centralizará todas as informações trabalhistas em um único documento eletrônico, evitando toda a papelada. Ao receber os dados, o sistema irá verificar inconformidades e aplicar penalidades de forma automática, agilizando o processo de aplicação de multas, caso haja erros na sua empresa.

Unificação da prestação de informações

O eSocial irá unificar o envio das informações trabalhistas, permitindo que as companhias prestem informações apenas uma vez, facilitando e simplificando a prestação de contas das empresas. Assim não será preciso realizar vários envios de informações ao Fisco, INSS e Ministério do Trabalho, por exemplo.

Integração das informações trabalhistas

Unificando todas as obrigações trabalhistas e previdenciárias do Brasil, o eSocial irá eliminar uma série de informativos emitidos pelas empresas ao governo, como a GFIP, CAGED, RAIS, GPS e a DIRF. Através de um só documento o eSocial irá abranger a folha de pagamento, o livro de registro de empregados, a contratação de funcionários, alterações no contrato de trabalho, ações trabalhistas, dissídios, entre outras informações, o que precisará de uma integração entre as áreas das empresas.

Necessidade de agilidade por parte das empresas

Pelo fato de que a análise das informações prestadas será automática – assim como a emissão de multas e penalidades –, as empresas precisararão ter mais agilidade para prestar as informações ao Governo. Por exemplo, ao se demitir um empregado, a empresa terá que informar o sistema sobre o ocorrido e esperar os 30 dias para o aviso para efetivar a demissão. Assim também funcionará com as férias e quaisquer outros aspectos trabalhistas, que terão que ser planejados com mais antecedência.

Qual é o cronograma de implantação do eSocial?

O eSocial será implantado a partir da publicação do manual definitivo, que ainda não tem previsão para ser lançado. Após seis meses da publicação, haverá um período de testes e seis meses depois, começa a obrigatoriedade. Inicialmente, o eSocial será obrigatório apenas para empresas com faturamento acima de 3,6 milhões. Após seis meses desse período, a obrigatoriedade será estendida aos outros empregadores e companhias.

E você, entendeu como irá funcionar esse novo sistema de prestação de contas? Ficou alguma dúvida? Então compartilhe com a gente nos comentários!

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