O que é e para que serve a auditoria contábil?

Você já ouviu falar em Auditoria Contábil? Sabe para que ela serve? Quais seus principais objetivos e por que uma empresa deve utilizá-la? Além disso, quais seriam os fatores que são observados dentro de uma empresa quando da realização da auditoria? Pode-se definir a auditoria como uma revisão ou ainda verificação das demonstrações contábeis ou dos sistemas ou ainda das operações de uma empresa para que seja assegurada a fidedignidade dos registros contábeis, ou seja, para proporcionar a credibilidade das demonstrações apresentadas e que estas representam o patrimônio da empresa na data de sua apresentação.

O que é a auditoria contábil?

Existem diversos tipos de auditoria, porém a mais executadas, seja por fins gerenciais, de dissolução de um negócio ou ainda por exigência legal é a auditoria contábil. Este tipo de auditoria é realizada mediante a utilização de um conjunto de técnicas e procedimentos, bem como a avaliação e exame de procedimentos e operações executados pela empresa, irá apurar a exatidão dos registros contábeis comprando-os aos documentos e será emitida uma opinião, demonstrando se estes estão ou não de acordo com as Leis, Normas e Princípios Contábeis. Assim, qual seria o objetivo da auditoria?

Qual o objetivo da auditoria?

O objetivo da auditoria é simples e consiste na verificar se as demonstrações contábeis elaboradas e apresentadas refletem a realidade da movimentação do patrimônio da empresa, ou seja, se refletem todas as mutações que ocorreram no período. Os seus objetivos são:

  • Comprovar, mediante a análise dos registros contábeis a exatidão do patrimônio avaliado;
  • Apresentar eventuais erros ou fraudes encontrados;
  • Sugerir providências para coibir tanto erros quanto fraudes;
  • Verificação e sugestão de melhorias em relação aos controles internos da empresa;
  • Apresentação de formas para a empresa manter-se dentro dos limites das normas organizacionais internas de contabilidade e da legalidade, ou seja, de que está observando tos os princípios e normas contábeis, fiscais e legais.

Como é a realização da auditoria?

A forma mais comum de atuação dos trabalhos de auditoria é feita pela avaliação dos controles internos da empresa bem como pela avaliação das suas contas contábeis, este processo é desempenhado pelo auditor mediante os testes de auditoria, normalmente efetuados por amostragem, no qual o auditor irá reunir os elementos que possam auxiliá-lo na análise das atividades da empresa.

A auditoria só pode ser realizada no Brasil, pelos Bacharéis em Ciências Contábeis devidamente aprovados no exame do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e que estejam registrados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Além dos aspectos legais, tanto a empresa quanto o auditor deverão ter uma conduta ética perfeita e o profissional deverá observar durante a auditoria não só o aspecto legal, mas também o societário e adequação aos Princípios de Contabilidade.

Qual é o produto final da auditoria?

O produto final do processo de auditoria contábil será o relatório contendo o parecer de auditoria, ou seja, a opinião do auditor. Neste documento o profissional apontará se as demonstrações verificadas estão de acordo com os aspectos legais observados no Brasil. A opinião demonstrada no relatório de auditoria é de suam importância, pois atesta que a empresa está ou não seguindo as normas, leis e princípios, alerta para desvios ou fraudes ocorridas e atesta o patrimônio real da empresa, fortalecendo-a, independentemente se for empresa de capital aberto, fechado ou limitada, junto a seus investidores, sócios e acionistas e mercado em geral. E então, ainda tem dúvidas sobre a auditoria contábil? Deixe seu comentário!

Sobre o autor

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.