BPO e eSocial: entenda a relação entre esses dois termos

As constantes mudanças na área contábil, fiscal e de tributos no Brasil afetaram profundamente a maneira que as empresas tinham de elaborar e enviar demonstrações e obrigações acessórias. O eSocial foi um programa criado dentro desta modernização proposta pelo governo federal e que tem como maior objetivo a consolidação do envio de informações pelo empregador, seja ele pessoa física ou jurídica, em relação a todos seus empregados. O eSocial pode ser definido como uma folha de pagamento digital. Será que sua empresa deve investir em BPO e esocial, terceirizando processos para entregar tais obrigações acessórias? Vamos entender melhor.

ESocial

O eSocial visa à unificação do envio de informações referentes a trabalhadores ligados a uma pessoa jurídica ou física, já que os empregadores domésticos também deverão observar estas questões.

Passa a ser necessário que os departamentos de Recursos Humanos das empresas enviem, de forma única, todas as informações referentes ao CAGED, GFIP, RAIS. Este envio deve ocorrer dentro do sistema, observando a forma padronizada e integrada que foi criada para que todos os órgãos envolvidos pudessem acessar as informações trabalhistas e previdenciárias em uma única fonte, o que visa diminuir a burocracia para todos os envolvidos e, é claro, aumentar a fiscalização.

Processo de envio de informações e obrigações acessórias

A partir da implantação do eSocial, o envio de informações terá um caráter muito mais complexo e abrangente, o que irá requerer do departamento de recursos humanos muito mais atenção, tempo e dedicação.

Já no início do processo, começando com o cadastro do empregado, irá abranger uma grande riqueza de detalhes, que pode ser utilizado até pelo IBGE para levantamento de senso da população brasileira, ou seja, é possível imaginar o trabalho que será necessário para preencher somente esta parte do eSocial.

A ficha de cadastros deve ser atualizada, de forma a refletir todas as alterações no perfil do empregado, desde uma simples mudança de endereço, até ocorrências como doenças, afastamentos, rescisões e todo e qualquer evento que ocorrer na vida do empregado, que deverá ser devidamente informado ao sistema no tempo correto. E é neste ponto que você deverá pensar na Terceirização de Processos de Negócios ou BPO (Business Process Outsourcing).

BPO

A implantação do BPO irá possibilitar a sua empresa uma análise profunda de todos os processos, envolvendo a infraestrutura, bem como todos os procedimentos internos. Mas qual a relação disto com o eSocial?

Dentro do eSocial, além de toda a parte de cadastro do funcionário e registro dos eventos relativos a vida dentro da empresa, deverão ser enviados também, em arquivos XML, para o sistema do governo, informações relativas a todas parte de folha de pagamento, bem como eventos de admissão, demissão, comunicação de acidente de trabalho (CAT), licenças, férias, pagamentos de 13º salário, informações relativas ao imposto de renda, depósito do FGTS, aviso prévio, entre outros, ou seja, é uma adaptação e um volume bastante grande para o seu departamento de recursos humanos.

É preciso lembrar que o envio destas informações deverá ser no momento certo, com informações precisas e totalmente adaptadas à nova realidade exigida, o que demanda bastante envolvimento e dedicação dos profissionais. Então porque não fazer do BPO uma realidade para otimizar o eSocial em sua empresa?

Com a implementação do BPO em sua empresa, é possível ter atualizações constantes tanto em software quanto em hardware, mas principalmente em conhecimento dos especialistas nesta área. Logo, sua empresa não precisa ter investimentos adicionais e constantes para se adaptar às mudanças propostas pelo governo, uma vez que uma solução em BPO cobre todos estes aspectos.

Com a contratação de BPO para seu negócio, além da garantir do envio correto e atualizado das informações, observa-se a redução de custos, já que o BPO não demanda que sejam feitas grandes mudanças em seus processos internos, há o aumento da produtividade com o uso de processos automatizados e liberação do pessoal de sua empresa para foco no seu negócio e não para obrigações acessórias envolvendo o fisco.

Sua empresa deve ser preparar não só para enviar as informações e obrigações acessórias como o eSocial de forma correta, mas também para conhecer e utilizar soluções que economizem tempo, dinheiro e que garantam o envio correto de todas as informações trabalhistas e previdenciárias. Quer conhecer mais sobre nossas soluções em BPO? Se tiver alguma dúvida deixe seus comentários.

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