4 motivos para adquirir uma solução para entregar a ECF

O forte impacto advindo dos avanços tecnológicos na área de contabilidade tem sido enorme nas últimas décadas e tornou-se uma força de mudanças que pode fornecer respostas para as necessidades de informação na contabilidade.

A Receita Federal do Brasil em setembro de 2013, estabeleceu a criação da Escrituração Contábil Fiscal(ECF) que deve ser apresentada anualmente a partir do ano-calendário de 2014, por todas as pessoas jurídicas, com exceção das empresas tributadas pelo Simples Nacional e as inativas.

Na ECF devem ser informados todos os dados que influenciem na apuração do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica e também as informações da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, considerando as normas e critérios contábeis vigentes na legislação em vigor, com os ajustes necessários para apuração desses tributos. Os principais motivos para adquirir uma solução para entregar ECF são:

Tecnologia para envio de dados ao SPED

A tecnologia representa mais eficiência no trabalho de contabilidade e a utilização de softwares contábeis tem ganhado destaque nas empresas.

As informações da ECF devem ser enviadas ao Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) à Receita Federal do Brasil por meio de um aplicativo (PVA) disponível em seu site. Essa nova tecnologia de transmissão de dados contábeis permite maior segurança e confiabilidade no envio dessas informações. Essa mudança tem sido muito influente dentro das empresas, pois representou um melhor desempenho e agilidade no envio das informações contábeis.

Uma solução para entregar a ECF representa uma otimização do tempo dos serviços contábeis da empresa, devido aos avanços que foram feitos para a implementação desses novos sistemas e tecnologias e ao trabalho árduo de muitas pessoas que se dedicam à inovação desses produtos e serviços.

Agilidade no envio das informações

Uma solução para entregar ECF representa melhorias na velocidade, que significa fazer o mesmo trabalho, porém mais rápido. Um software de solução ECF envolve o uso de um suporte de informática para o cálculo dos impostos da empresa em tempo real.

Outros setores contábeis que são afetados são contas a pagar e a receber, os registros comerciais e o envio das faturas eletrônicas para eventuais clientes e parceiros comerciais. Isso é muito positivo, pois gera economia de tempo e de dinheiro.

Melhoria no desempenho da empresa

Uma solução para entregar ECF representa o uso de novas tecnologias da informação por parte da empresa. O uso dessas novas tecnologias pode e deve também produzir mudanças no desenho de sistemas de toda a empresa que causam alterações profundas na forma como as empresas trabalham.

Leia também as 4 dicas para não ultrapassar o prazo da ECF

Integração dos sistemas

Através da integração direta dos sistemas contábeis, uma solução para entregar a ECF permite que todos os dados necessários para relatórios legais possam ser simplesmente extraídos pela empresa. Uma fonte única de dados garante a consistência dos dados, e reduz a necessidade de verificações desses dados no sistema.

Isto significa que uma solução ECF pode oferecer de maneira eficiente os requisitos necessários de comunicação com a Receita Federal, sem o uso de software adicional de terceiros.

E então? Pronto para começar a usar uma solução para a ECF? Visite o nosso site e veja o que a Synchro tem a oferecer!

Sobre o autor

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.